segunda-feira, 13 de outubro de 2014

GRAVURAS E TÉCNICAS – Galeria PontoArt – SP - SP Estampa 2014



Foi realizada de 12 a 24 de maio de 2014 a exposição GRAVURA E TÉCNICAS que fez parte da SP Estampa 2014, um festival de artes gráficas organizado pela equipe da Galeria Gravura Brasileira desde 2011, com a participação de ateliês, escolas, galerias e outros espaços culturais da cidade de São Paulo e com eventos semelhantes em outras cidades paulistas e brasileiras. Com essa participação a Galeria PontoArt em São Paulo estende a SP Estampa 2014 até a Vila Madalena, abrindo seu espaço a artistas gravuristas como forma de aproximá-los do público frequentador desse tradicional bairro boêmio e artístico. A mostra inclui exemplos das diferentes técnicas utilizadas por 18 gravuristas, bem como alguns de seus instrumentos de trabalho. 




As gravuras em metal, que mostrei nesta exposição, fazem parte de uma extensa série que venho trabalhando há mais de dois anos em pintura, gravura e desenho.

Nesta série “As matas” aproveito da imensa variedade de árvores, arbustos, matas que tenho à minha volta na natureza, tanto na cidade como fora dela, sem preocupação botânica ou ecológica (mas que no resultado final podem aparecer aos olhos do observador); me valho delas para “roubar-lhes” as infinitas formas e cores para recriá-las, recompô-las no papel, na chapa de metal ou tela, fazendo assim meu veículo expressivo para mostrar, através do meu filtro estético, a minha poética.

Matas e árvores observadas por onde quer que vá, que passe, anotadas, desenhadas, fixadas em seu momento num caderno sempre à minha mão, para servirem de assunto (há sempre que se ter um assunto para pintar ou gravar, só posso e sei fazer isso com o que vejo e conheço), um leitmotiv para discussão e expressão do meu fazer em arte.

AS GRAVURAS

Cassiano Pereira Nunes
As matas IX, 2012
água forte e água tinta, 42 x 39 cm


Cassiano Pereira Nunes
As matas XIV - manguezal, 2012
água forte, 42 x 39 cm


ABERTURA DA EXPOSIÇÃO















Nenhum comentário:

Postar um comentário